quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Robô japonês substitui homens em tarefas repetitivas
Os japoneses deram mais um passo no processo de troca de pessoas por máquinas no ambiente de trabalho. Nesta quarta-feira (15), pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia e Ciência Avançadas (AIST, em inglês) lançaram um modelo de robô que pode funcionar como trabalhador doméstico.
Chamado HRP-4, o humanoide é uma evolução do modelo HRP-4C, um robô de aparência feminina que chama a atenção pelos cabelos coloridos e pela voz ao cantar. De acordo com Noriyuki Kanehira, envolvido no projeto, o HRP-4 foi criado com a aparência de um maratonista ("magro, mas musculoso") e pode realizar tarefas manuais e repetitivas.
– É uma tarefa urgente para o Japão desenvolver robôs que possam fazer trabalhos simples e repetitivos, com o objetivo de complementar a força de trabalho em um país que está envelhecendo rapidamente e que tem cada vez menos jovens.
Em uma demonstração feita hoje, o robô conseguiu ficar em pé, balançar a cintura, fazer poses, andar de acordo com comandos de voz e mover a cabeça para observar objetos. A empresa Kawada e o AIST vão começar a vender o produto para universidades e institutos de pesquisa em 2011. O preço será de R$ 520 mil (US$ 305 mil)
Via R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário